quinta-feira, 12 de março de 2015

Baby Led Weaning - Desmame Natural


A introdução alimentar é um grande marco na vida de um bebé, cá em casa foi igual e aos 5 meses e meio (ia esperar os 6 meses mas ele já mostrava que estava preparado e muito interessado na comidinha!) preparei, com todo o amor e carinho, a primeira sopinha. Ele comeu lindamente e assim foi sempre, um processo muito pacífico. Para quem estava sempre a ouvir histórias de terror sobre o que iniciar primeiro, bebés que rejeitam a comida, outros que só comem um alimento, etc, etc... fiquei muito feliz e descansada!

Um dia a enfermeira no centro de saúde disse-me, quase em segredo, que eu podia deixá-lo comer comida inteira de vez em quando! E sem medo da porcaria porque era muito bom para ele experimentar a comida inteira, treinar a mastigação, conhecer os sabores de cada alimento individualmente e que era muito bom ele sentir as suas texturas diferentes. 
Continuei a dar-lhe o pão e bolachas inteiras como já dava até que dois dias depois do nada me aparece este vídeo: 120 dias de BLW .



Adorei, li muito, vi outros vídeos sobre o gag reflex (às vezes engasgam-se mas é normal e eles resolvem-se sozinhos). Comecei por lhe dar primeiro fruta (nas fotos: banana, papaia, kiwi e laranja) e depois legumes (brócolos e ervilhas), e massa. 
Fotos dos 6 aos 10 meses. 

Além dos benefícios que falei acima muitas vezes vejo que ele não quer comer sopas ou papinhas mas finger food aceita muito bem. Noutros dias dou a comida inteira e ele não quer e lá faço um purezinho e ele come. 

Sobre alimentação infantil quero referir também o livro "Mi niño no me come" do pediatra espanhol Carlos González para quem tenha dúvidas e medos sobre as quantidades! 

Sem comentários:

Enviar um comentário